Notícias

Coalizão Brasil alerta sobre risco de novo adiamento no prazo do CAR

Prazo para adesão ao Cadastro Ambiental Rural está chegando ao fim, mais uma vez, mas existe preocupação quanto a possibilidade de um novo adiamento

Vandré Fonseca ·
23 de maio de 2018 · 6 anos atrás
Foto: Victor Carvalho/Flickr.

A Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, que reúne organizações ligadas ao Meio Ambiente, Clima e setores empresariais, teme que o governo federal prorrogue, mais uma vez, o prazo para inscrição de propriedades no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Em um comunicado divulgado na semana passada, a Coalizão Brasil solicita ao governo federal e ao Congresso a manutenção do prazo já definido. A organização pede também que seja dado mais apoio para pequenos proprietários e populações tradicionais aderirem.

O adiamento foi solicitado pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), mas até agora o governo federal não deu resposta ao pedido. Esta seria a quarta prorrogação do prazo final do CAR seria prorrogado. Inicialmente, o prazo ia até maio de 2015, mas o governo prorrogou por um ano. Em 2016, novo adiamento, desta vez aprovada pelo Congresso, até o final do ano passado. O prazo atual, 31 de maio, foi determinado pelo presidente Michel Temer, no final do ano passado, em um novo adiamento.

Sem adesão ao Cadastro, proprietários rurais e comunidades tradicionais podem ter restrições a crédito. Até 30 de abril, segundo números do Serviço Florestal Brasileiro, quase 5 milhões de imóveis rurais haviam sido cadastrados. Apenas o Nordeste e o Centro-Oeste não haviam atingido os 100% de terras passíveis de cadastramento. Mas populações tradicionais, como quilombolas, e pequenos produtores têm tido dificuldades para fazer o cadastro e cobrado mais apoio do governo federal.

“O Brasil é um país profícuo de leis que pegam e leis que não pega, quer dizer que a gente tem muita legislação muito bem feita, bem articulada, mas que acaba não pegando”, afirma o facilitador da Coalizão Brasil Clima, que também é diretor executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) “No caso do Código Florestal, a gente não pode correr o risco de não pegar”, completa.

A Coalizão defende a manutenção do prazo para médios e grandes produtores, que segundo o facilitador têm acesso a tecnologia e informações suficientes para fazer o cadastro. Para pequenos agricultores e comunidades tradicionais, a organização aceita um adiamento, desde que seja condicionado a apoio técnico e financeiro dos Estados na elaboração do CAR.

“ Não adiar para aqueles grupos que não fizeram, mas já poderiam ter feito se quisessem. Mas criar as condições e prazos para outros grupos atenderem a essa exigência do Código Florestal”, afirma Guimarães.

O facilitador da Coalizão Brasil Clima afirma ainda que o CAR e o Código Florestal são instrumentos importantes para o planejamento do país, que tem dois terços do território coberto com vegetação nativa e é um grande produtor e exportador de alimentos.

“O Cadastro Ambiental Rural e o Código Florestal na realidade é um grande organizador do tabuleiro do jogo”, compara. “ A gente não pode imaginar continuar a expandir a produção, continuar crescendo enquanto o país, que tem forte dependência do setor rural e do campo, sem ter regras, sem ter ferramentas de planejamento, sem ter instrumentos para monitorar o que acontece na fronteira, o que acontece nas áreas produtivas”,  complementa.

 

Leia Também

Governo prorroga para maio prazo de adesão ao CAR

Transparência do CAR fortalece o “novo agro” brasileiro

O caos fundiário e a proteção ambiental

 

 

Leia também

Análises
19 de março de 2017

O caos fundiário e a proteção ambiental

Somente com uma clara definição dos direitos de propriedade se pode responsabilizar e punir aqueles que cometeram infrações contra o meio ambiente

Análises
11 de dezembro de 2016

Transparência do CAR fortalece o “novo agro” brasileiro

Publicação online dos dados do Cadastro Ambiental Rural permite à sociedade monitorar o cumprimento do código florestal e só amedronta ao “velho agronegócio”

Notícias
24 de abril de 2024

Na abertura do Acampamento Terra Livre, indígenas divulgam carta de reivindicações

Endereçado aos Três Poderes, documento assinado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e organizações regionais cita 25 “exigências e urgências” do movimento

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1