Notícias

Prefeitura do Rio defende transferência de licenciamento para pasta de Desenvolvimento

Em nota, a Secretaria de Meio Ambiente do Rio de Janeiro reforçou que a transferência dos processos de licenciamento ambiental para Secretaria de Desenvolvimento Econômico não significa afrouxamento das exigências

Duda Menegassi ·
3 de fevereiro de 2021 · 3 anos atrás
Prefeitura decretou a transferência do licenciamento ambiental para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio.

No início da semana, causou muita discussão entre ambientalistas o decreto nº 48.481 da Prefeitura do Rio de Janeiro que transfere as atividades relacionadas ao licenciamento ambiental no município para uma subpasta dentro da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação (SMDEIS), retirando-as da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC). As secretarias se pronunciaram conjuntamente, por meio de nota enviada ao ((o))eco, sobre a mudança e esclarecem que a transferência do licenciamento ambiental não significa “afrouxamento das exigências das licenças concedidas”. O texto explica ainda que a mudança “tem o objetivo de dar segurança jurídica, eficiência e integrar todo o processo de licenciamentos em um único órgão da Prefeitura”.

“O corpo técnico ambiental segue tendo autonomia, as regras existem e devem ser respeitadas. Não há mudanças na legislação. Toda e qualquer licença requerida em unidades de conservação ambiental municipais e suas respectivas zonas de amortecimento devem ser analisadas previamente pela Gerência de Unidades de Conservação, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Cidade”, completa a nota.

((o))eco conversou com Marcus Lima, ex-presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea-RJ) e professor de direito ambiental sobre a decisão da prefeitura do Rio. O advogado acredita que a mudança não trará prejuízos à pauta do licenciamento dentro do município e afirma que não existe ilegalidade no ato. “A Política Nacional do Meio Ambiente logo em seus primeiros objetivos tem lá compatibilizar desenvolvimento econômico com proteção do meio ambiente. Então o licenciamento ambiental estar numa Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em princípio não tem nada de estranho. E do ponto de vista legal, não existe problema”, comenta.

Marcus lembra também que o decreto municipal também transfere os cargos efetivos e em comissão, vagos e ocupados, com seus respectivos ocupantes e encargos, da Coordenadoria de Controle Ambiental – dentro da SMAC – para a subsecretaria da SMDEIS, o que garante a legalidade da mudança. “A Lei Complementar 140 fala que para o ente federativo estar habilitado para exercer atividade de licenciamento, ele tem que ter órgão com técnicos próprios ou em convênio, devidamente qualificados e em número suficiente para atender a demanda. Então se a Prefeitura do Rio está transferindo para a Secretaria de Desenvolvimento todo um setor, com todos os cargos, analistas, que hoje atendem a demanda do licenciamento ambiental, não há prejuízo absolutamente nenhum no fato deles estarem sendo transferidos”, opina o advogado.

“O licenciamento ambiental basicamente é um instrumento que dá uma permissão para o empreendedor exercer sua atividade quando ele atende todos os parâmetros, padrões e legislações ambientais, e isso não vai mudar. Não existe a possibilidade do tratamento do licenciamento ser diferente pelo simples fato dele estar subordinado a outro setor”, acredita.

De acordo com o decreto, as atribuições de fiscalização e aplicação de sanções referentes aos processos de licenciamento, entretanto, permanecem com a SMAC. Marcus ressalta que cabe à secretaria garantir o monitoramento “pós-licença”, ou seja, fiscalizar para garantir que os empreendimentos cumpram suas condicionantes e os critérios estabelecidos pelo licenciamento.

 

Leia também

Prefeitura do Rio transfere licenciamento ambiental para secretaria de desenvolvimento

Prefeitura do Rio inicia processo para transformar a Floresta de Camboatá em parque

Processo de licenciamento ambiental poderá ter audiência virtual, resolve Salles

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Salada Verde
12 de agosto de 2020

Processo de licenciamento ambiental poderá ter audiência virtual, resolve Salles

Resolução foi publicada nesta quarta (12) pelo CONAMA, conselho presidido por Salles e permite que audiências com comunidades afetadas por empreendimentos em processo de licitação sejam feitas online

Salada Verde
1 de fevereiro de 2021

Prefeitura do Rio inicia processo para transformar a Floresta de Camboatá em parque

Prefeito pediu oficialmente o arquivamento do licenciamento do autódromo em Deodoro. Secretário de Meio Ambiente cita década da restauração ao anunciar desistência

Notícias
1 de fevereiro de 2021

Prefeitura do Rio transfere licenciamento ambiental para secretaria de desenvolvimento

A incumbência sobre os processos de licenciamento, antes exclusiva da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, agora pertence à subpasta da secretaria de desenvolvimento

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.