Notícias

Raquel Dodge defende inconstitucionalidade da Lei da Grilagem

Segundo a Procuradora-Geral da República, a norma reforça a desigualdade social, os danos ambientais na Amazônia, além de contribuir para a concentração de terra

Sabrina Rodrigues ·
9 de janeiro de 2019 · 5 anos atrás
Para a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, a lei 13.465/17 reforça a desigualdade social e os danos ambientais na Amazônia. Foto: Antonio Augusto / Secom / PGR.

A Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, enviou parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) defendendo a inconstitucionalidade da Lei Federal nº 13.465, que ficou conhecida como Lei da Grilagem, que trata da regularização fundiária rural e urbana e da ocupação de terras da União na Amazônia Legal. Para a PGR, a lei reforça a desigualdade social e os danos ambientais na Amazônia. O relator da ação que questiona a constitucionalidade na Lei no Supremo é o ministro Luiz Fux.

A Lei 13.465 foi sancionada pelo então presidente Michel Temer em julho de 2017, e anistia a invasão de terras ocupadas ilegalmente entre os anos de 2004 e 2011. A lei amplia de 1.500 para 2.500 hectares o tamanho das propriedades passíveis de regularização.

Entre os motivos para creditar inconstitucionalidade à norma, Raquel Dodge argumenta que A Lei 13.465/2017 extrapolou a competência da União para legislar sobre normas gerais de direito urbanístico já que essa competência pertence aos Municípios, segundo o que dispõem os artigos 30 e 182 da Constituição Federal.

Ainda no parecer, a Procuradora-Geral ressalta o caráter desigual que a norma proporciona, favorecendo a concentração de terras: “A Lei 13.465/2017, ao promover profunda e complexa reestruturação dos regimes de regularização fundiária urbana, com foco na distribuição de títulos de propriedade, reforça a desigualdade social e consolida danos ambientais decorrentes de desmatamentos e ocupações ilegais de terras públicas e privadas”, ressalta.

Saiba Mais

Parecer N.º192/2017 – /PGR

 

Leia Também

Janot vai ao STF contra Lei da Grilagem

Grileiros ganham meio bilhão com redução de Jamanxim

“Querem oficializar grilagem”, diz Izabella

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Reportagens
9 de fevereiro de 2017

“Querem oficializar grilagem”, diz Izabella

Para ex-ministra, que criou áreas protegidas que o governo agora quer desfazer no Amazonas, medida expõe Brasil a “vexame internacional” em nome de interesses “que precisam ser explicitados”

Notícias
14 de julho de 2017

Grileiros ganham meio bilhão com redução de Jamanxim

Por nova lei, regularização de área que poderá ser transferida a posseiros será feita por uma fração do valor de mercado

Notícias
4 de setembro de 2017

Janot vai ao STF contra Lei da Grilagem

Ação é motivada por pedido de 61 organizações e redes da sociedade civil ao PGR, em julho, e alega “privatização em massa de bens públicos”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Juan Carlos diz:

    Raquel vc é o máximo e espetacular. Mulher de calibre. Força aí mulher. Um forte abraço. 😍😍😍😘😘😘😘