Reportagens

Energia em pauta

Apesar de abordar variadas questões ambientais em suas propostas de governo, Geraldo Alckmin não esconde a ênfase que dará em investimentos no setor energético do país.

João Teixeira da Costa ·
15 de setembro de 2006 · 18 anos atrás

A atenção à problemática de expandir a oferta de energia no Brasil de modo sustentável marca as propostas ambientais de Geraldo Alckmin, candidato da coligação Por Um País Decente (PSDB-PFL). A menção, ao longo de todo texto da palavra energia, a começar pelas primeiras linhas, revela, nas entrelinhas, quão prioritário será esse tema em seu governo, se eleito. Tanta ênfase ao tema indica a participação do secretário José Goldemberg na elaboração do programa. Mas não se trata de um programa paulista. Assuntos da maior importância para São Paulo, como a poluição do ar nas grandes cidades, perdem espaço para o desafio fundamental que é conter a destruição da floresta amazônica, mas sempre com o viés dos investimentos ambientalmente corretos na geração de energia.

O documento disponível no site de campanha começa falando da necessidade de “afastar o fantasma da falta de energia”, e indica alguns caminhos para isso. Entre eles, a definição de um plano estratégico de avaliação ambiental, de maneira a “agilizar” a aprovação da construção de novas usinas hidrelétricas.

A dimensão real do desafio se revela nas metas para o setor energético: acrescentar 16 mil MW à oferta de energia elétrica até 2010, uma expansão de 16,7% sobre a capacidade disponível hoje; aumento da produção de petróleo de 1,88 para 2,37 milhões de barris/dia; aumento da produção de gás natural de 15,8 para 70 milhões de m3/dia. Para atingir esses objetivos, o programa dá ênfase às medidas necessárias para atrair investimentos, como dar autonomia às agências reguladoras e igualdade de condições entre empresas privadas e estatais. Para conseguir tudo isso minimizando a agressão à natureza, o programa fala em melhorar a governança ambiental, fortalecer o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama), e simplificar e informatizar os procedimentos de licenciamento ambiental.

Ao discutir mudança climática, o programa volta a tratar do tema energia. O desafio maior é expandir o consumo de energia para desenvolver o país e, ao mesmo tempo, fazê-lo com base em fontes renováveis. Dentro do plano para reduzir as emissões de gases poluentes, o programa cita que é preciso diminuir o desmatamento na Amazônia e rever as metas para produção de biocombustíveis, levando em conta critérios de sustentabilidade.

Para cuidar da Amazônia, Alckmin fala na exploração racional das áreas já desmatadas, no zoneamento econômico-ecológico (ZEE) da região, e, principalmente, na necessidade de aumentar a presença do poder público por lá – leia-se, melhorar as condições operacionais do Ibama. O ZEE é visto como instrumento fundamental para a preservação de áreas críticas do Cerrado e para a orientação da expansão da fronteira agrícola no Centro-Oeste, no Nordeste e na Amazônia.

As unidades de conservação aparecem no programa como instrumentos de preservação de biodiversidade, entendida como recurso natural capaz de gerar bens e serviços. Seja como for, as prioridades aqui são a execução do Programa de Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), a solução das questões fundiárias dentro das unidades de conservação, o incentivo à criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), a regularização das áreas de Reserva Legal e o uso sustentável de florestas.

Quanto aos recursos hídricos, o ponto principal é a revitalização das bacias comprometidas, com destaque para a do rio São Francisco. A expansão do saneamento básico aparece também como prioridade. O programa não fala em qualidade do ar, mas o capítulo que discute transporte urbano tem entre as suas metas a intenção de “desenvolver na população das grandes cidades […] uma cultura favorável ao uso prioritário dos espaços públicos (praças, calçadas) pelas pessoas e não pelos veículos.” Seria uma verdadeira revolução cultural.

Leia também

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Notícias
26 de abril de 2024

Protocolo estabelece compromissos para criação de gado no Cerrado

Iniciativa já conta com adesão dos três maiores frigoríficos no Brasil, além de gigantes do varejo como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour Brasil e McDonalds

Notícias
26 de abril de 2024

Com quase 50 dias de atraso, Comissão de Meio Ambiente da Câmara volta a funcionar

Colegiado será presidido pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), escolhido após longa indefinição do MDB; Comissão de Desenvolvimento Urbano também elege presidente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.