Reportagens

Diferenças nada nebulosas

Imagem de fumaça de incêndios florestais na Coréia do Norte revela diferenças entre pluma de poluição por queima de biomassa e nuvem de chuva sobre o mar.

Redação ((o))eco ·
22 de outubro de 2009 · 17 anos atrás

 

Crédito: NASA
Crédito: NASA

Esta imagem foi captada pelo sensor MODIS no dia 15 de outubro e mostra claramente o poder de dispersão de nuvens de fumaça da Coréia do Norte para o mar do Japão. As diferenças físicas e químicas entre nuvens de chuva (sobre o mar) e de queimada são percebidas sem dificuldade pela foto. Apesar da extensão, a nuvem que avança no sentido oeste-leste não provoca chuva, pois é rica em aerossóis capazes de concentrar partículas muito pequenas de água. Os vários focos de calor formam uma única e imensa pluma de poluentes que migra pela atmosfera.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Análises
10 de junho de 2026

Mutirão 2: o inimigo não é outro

Por um errante minuto, a qualidade da imaginação do cinema carioca me faz desejar que o setor climático aprenda a mobilizar a opinião pública com o marketing do setor de segurança

Análises
9 de junho de 2026

A corrida maluca do financiamento climático

Para cada dólar investido na natureza, outros 30 financiam sua destruição. No total, US$ 7,3 trilhões em fluxos financeiros dos setores público e privado têm impacto negativo direto na natureza

Salada Verde
9 de junho de 2026

Casal de ambientalistas de SC recebe prêmio por trabalho pela conservação da Mata Atlântica

1ª edição do Prêmio Miguel Milano de Conservação da Natureza reconhece o legado de Germano Woehl Jr. e Elza Nishimura Woehl, fundadores do Instituto Rã-Bugio, em Santa Catarina

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.