Reportagens

Monitoramento pós-título

Depois de conceder títulos na Amazônia, governo anuncia monitoramento aéreo das propriedades a cada três meses para evitar fraudes e degradação ambiental.

Redação ((o))eco ·
23 de outubro de 2009 · 17 anos atrás

O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) divulgou nesta semana um modelo de monitoramento fundiário para áreas recém tituladas pelo programa Terra Legal. O trabalho vai começar por uma das zonas mais conflituosas da Amazônia Legal, o município de Novo Progresso (PA), que vive às voltas com invasões em diversas áreas protegidas, entre elas a Floresta Nacional do Jamanxim. As ações incluem acompanhamento aéreo através de sensores capazes de registrar imagens através de nuvens e durante a noite, com alta definição. A cada três meses o Sipam passará as informações para a Coordenação Nacional do Terra Legal. O objetivo do monitoramento é evitar fraudes no processo de titulação e garantir que as áreas tituladas não serão devastadas por completo.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
23 de julho de 2026

BR-163 acelera exportações de soja, aumenta emissões de poluentes e aquece esquemas do mercado de carbono

Da história da construção da rodovia aos impactos atuais dos caminhões na saúde respiratória, as emissões movimentam a compra e venda de créditos de carbono “opacos” entre os estados do MT e PA

Reportagens
23 de julho de 2026

A grande jornada das aves migratórias – e dos pesquisadores que lutam para conservá-las

Minidocumentário dirigido pelo fotógrafo Adriano Gambarini apresenta trabalho de monitoramento e defesa das aves migratórias que aterrissam no litoral brasileiro

Salada Verde
22 de julho de 2026

Carta de Curitiba pede ação urgente para proteger unidades de conservação no Brasil

Aprovado por aclamação pelos participantes da 1ª Conferência Nacional de Unidades de Conservação para a Biodiversidade, documento pede criação e implementação de UCs de proteção integral

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.