Reportagens

Para florestas, nem tudo está perdido

Apesar do fiasco da negociação climática em Copenhague, ainda há razões para esperança num acordo envolvendo florestas após 2012.

Redação ((o))eco ·
21 de dezembro de 2009 · 17 anos atrás

Ainda vivendo a ressaca de Copenhague, e tentando entender como foi possível retroceder em diversos pontos que estavam em avançado estágio de negociação na discussão sobre redução de emissões por desmatamento e degradação (REDD), a organização Global Cannopy Programme (CGP) soltou uma nota ponderando o que restou de bom da 15a Conferência do Clima. Sem acordo político sobre REDD em Copenhague, aumentaram as expectativas sobre se os países vão conseguir colocar o tema nos eixos novamente em 2010.

Mas, se partirem dos resultados dos grupos de trabalho de assessoramento, que reconheceram na Dinamarca que garantias socioambientais precisam andar juntas com a redução de emissões de gases estufa, as chances de sucesso nas próximas rodadas serão bem maiores. Segundo a GCP, ainda há razão para acreditar que um acordo climático com ações para redução do desmatamento entre em vigor após 2012. Iniciativas como o Programa das Nações Unidas sobre REDD (UN-REDD, Forest Carbon Partnership Facility e o grupo de trabalho sobre financiamento de REDD (IWG-IFR) continuam angariando experiências no mundo para contribuirem com o processo de negociações da ONU. No texto final do “Acordo de Copenhague”, o simples fato de ter havido um reconhecimento sobre a importância do REDDplus também pode ser considerado um ponto a favor.  REDD plus é o mecanismo de redução de emissões por desmate salvaguardando direitos de populações locais, conservação da biodiversidade e garantias financeiras.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Releia reportagens sobre o andamento das negociações sobre REDD na COP15:

Uma palavra para destravar
De olho nas matas tropicais
O dever de casa brasileiro
Sem florestas não tem acordo
As últimas sobre REDD
REDD em turbulência

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Externo
18 de agosto de 2026

COP17 herda desafios de financiar combate à desertificação

Em 2024, na Arábia Saudita, a COP16 falhou na transformação dos compromissos voluntários em mecanismos práticos e financiados

Salada Verde
18 de agosto de 2026

ONGs se juntam por novas áreas protegidas marinhas nos mares brasileiros

Proposta de mosaico de unidades de conservação visa proteger faixa de cerca de 1.500 km de montanhas submarinas, entre Ceará e Rio Grande do Norte

Colunas
18 de agosto de 2026

Amazônia está secando. O que podemos fazer 

A combinação de mudanças climáticas com desmatamento já afeta o ciclo de água da região e, por consequência, as chuvas do resto do Brasil. Precisamos agir agora

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.