Reportagens

Tarde demais

Um trator invadiu a praia Mole, em Florianópolis, e arrasou a vegetação das dunas, em área protegida. Autoridades e ambientalistas correm atrás do prejuízo.

Carla Lins ·
11 de fevereiro de 2005 · 19 anos atrás

Um golpe frio usando uma licença quente, um descuido dos ambientalistas e vapt-vupt: passaram um trator na restinga da área de proteção ambiental da praia Mole, no Parque Municipal da Galheta, em Florianópolis (SC).

O pedaço é pequeno, apenas mil metros quadrados, mas simbólico do descaso pela ocupação do litoral: a Mole é a mais badalada praia de capital catarinense, paraíso dos surfistas e dos naturistas, escolhida pelo jornal americano The New York Times como melhor do verão 2005 no Atlântico Sul.

O charme do local estava justamente no aspecto intocado, no selvagem. A restinga das dunas era refúgio de lagartos e outros animais menores, uma área de preservação permanente garantida por lei desde 1994.

O ataque de trator foi na manhã do dia 19 de janeiro, uma quarta-feira ensolarada, na frente de milhares de banhistas. As pessoas assistiram incrédulas e passivas ao corte de alguns pinheiros. Quando se deram conta, não tiverem tempo de reagir.

A polícia ambiental foi chamada, mas os proprietários do terreno exibiram uma licença do Ibama para cortar os pinheiros do local. O óbvio não estava escrito: vegetação rasteira de dunas é intocável.

Como a intenção dos donos era limpar a área para fazer ali um estacionamento, agiram em flagrante desrespeito à legislação ambiental. Primeiro derrubaram os pinheiros, dentro da licença – para em seguida passar o trator, fora dela.

Quando ambientalistas da Associação Verde Futuro chegaram já era tarde. A madeira estava cortada, empilhada na beira da praia, como se fosse para uma lareira. E o chão era terra arrasada, prontinha para o estacionamento, na frente do Hotel Bangalôs da Mole.

A Fatma, órgão ambiental do estado, checou a papelada e comprovou que os proprietários extrapolaram a autorização ambiental. O Ministério Público entrou em cena um pouco tarde, embargando a obra que já estava feita. Um inquérito foi aberto. O MP afirma que caso o crime ambiental seja comprovado vai exigir a recuperação da área, além multar e indiciar os proprietários.

* Carla Lins tem 21 anos e é recém-formada jornalista em Florianópolis. Esta é sua primeira reportagem.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.