Salada Verde

Desmatamento: melhor aqui, pior acolá

Pará é campeão de desmatamento na Amazônia em julho. No acumulado de 12 meses, Mato Grosso se mantém no topo. O corte caiu, mas a maioria do que foi  detectado é do pior tipo: o raso.

Salada Verde ·
29 de agosto de 2008 · 18 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgou na manhã desta sexta-feira que 323 km2 de florestas foram degradadas ou completamente arrasadas na Amazônia Legal em julho. São dados do sistema de detecção de desmatamento em tempo real do governo (DETER), que enxergou 81% da região sem nuvens e indica uma tendência de queda, se os números forem comparados aos índices dos últimos três meses. A novidade é que em julho Mato Grosso teve uma participação tímida no desmatamento (32,7 km2), deixando os louros de campeão da devastação para o Pará, que destruiu 235,6 km2 de florestas naquele mês. Para evitar contestações, o INPE produziu um relatório com imagens Landsat e Cbers, com resolução melhor, e confirmou como desmatamento 97,3% das áreas identificadas pelo DETER. E para azar das estratégias do governo que tentam impedir o pior, 79,5% das ocorrências foram de corte raso da floresta. Ou seja, não sobrou nada.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Cenário num dos pontos de acesso à Resex de Cassurubá. Foto: Eduardo Melo / Instituto Baleia Jubarte / WWF-Brasil
Reportagens
22 de abril de 2026

Falta de água, banheiro e peixes pode complicar a conservação

Comunidades enfrentam precariedades e pressões externas enquanto mantêm ambientes e modos de vida tradicionais

Colunas
22 de abril de 2026

O som que não ouvimos: o zunido da Terra e o que ele revela sobre nossa relação com o mundo

Diferentes hipóteses já tentaram explicar o fenômeno: desde ventiladores industriais até sons emitidos por peixes ou turbulências atmosféricas. Nenhuma delas conseguiu encerrar o debate

Reportagens
21 de abril de 2026

A conservação mantém de pé a economia que o mar produz

Como uma natureza conservada sustenta milhares de empregos, renda e atividades produtivas no litoral brasileiro

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.