O sumiço das borboletas

Monitoramento de borboletas na Grã Bretanha registra maior declínio do inseto na história. Aquecimento global é reconhecido como fator agravante após anos de desmatamento e crescimento urbano.

27 de abril de 2009 · 13 anos atrás
Foto: butterfly-conservation.org
Em tese, o aumento das temperaturas na maior parte da Grã-Bretanha poderia beneficiar as borboletas do sul para colonizarem porções de terra mais ao norte. Algumas delas, na verdade, já estão migrando neste sentindo, inclusive espécies exóticas que vêm se adaptando ao novo clima. Mas a maioria das outras terá outro destino. Novas doenças estão destruindo as árvores nativas, flores e insetos dos quais as borboletas dependem. Alguns registros já dão conta da fragilidade de borboletas ao ataque de parasitas, que atrapalham seu processo de metamorfose. Para se ter uma idéia, a população das Aglais urticae caiu 45% em 2008 se comparada ao verão de 2007, apesar desta espécie estar migrando cada vez mais para o norte da Europa. De acordo com Tom Brereton, diretor do serviço de monitoramento de borboletas da organização Butterfly Conservation, tudo está ligado ao fator clima. Quando o clima transformar os atuais habitats das borboletas, elas não terão mais para onde ir porque tudo está já muito fragmentado. Como as borboletas são consideradas excelentes bioindicadoras, se elas já estão sofrendo tanto com as mudanças climáticas globais, muito provavelmente diversas outras espécies de insetos seguem o mesmo destino.