Salada Verde

Fundo para salvar florestas fluminenses

Rio de Janeiro ganha fundo para investimentos na criação e consolidação de áreas protegidas. Expectativa é de 100 milhões acumulados em quatro anos. E Mata Atlântica terá fundo federal.

Salada Verde ·
1 de junho de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Fortalecer o sistema de Unidades de Conservação no Rio de Janeiro com foco na preservação e ampliação de áreas florestais e marinhas protegidas. Esta é a principal proposta do Fundo Estadual da Mata Atlântica, programa lançado na manhã desta segunda (1º) no Palácio da Guanabara pelo secretário-geral do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), Pedro Leitão. Além dele, que representa a entidade sem fins lucrativos responsável por criar o projeto, estiverem presentes à cerimônia o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, a secretária Estadual do Ambiente, Marilene Ramos, e o governador Sérgio Cabral.

De acordo com Manoel Serrão, coordenador do plano pelo Fundo, a ideia é gerir um acúmulo grande de capital proveniente de compensações ambientais. Por enquanto, os recursos advindos de pagamentos por impactos na natureza de grandes empreendimentos industriais não encontram na máquina do governo uma estrutura adequada para o repasse. Com isso, eles acabam permanecendo em posse das empresas até que sejam solicitados.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



“Estes recursos devem ser enviados à Câmara de Compensações, como já era feito. A diferença é que, a partir de agora, ela pode destinar grande parte para o Fundo, que está equipado para investir em unidades de conservação. É isso o que esperamos”, afirma Serrão. Doações de instituições públicas e privadas e pagamento por serviços ambientais, como uso de água, também serão destinados às carteiras geridas pelo Funbio.

A expectativa é de que, em quatro anos, o Fundo conte com cem milhões de reais, número bem possível de ser atingido. “Projetamos a partir dos empreendimentos em vias de licitação. Caso 25% deles saiam do papel, teremos esse valor. Ou seja, fizemos os cálculos por baixo”, explica o coordenador . Até agora, já há cerca de 3,5 milhões de reais em caixa, referentes a pagamentos de compensação da Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA) somados à doações do banco alemão KfW. Ao todo, 22 unidades de conservação Fluminenses receberão injeções de capital em infra-estrutura com os recursos iniciais.

E a Mata Atlântica recebeu mais uma boa notícia. Ao encerrar sua participação, Minc declarou que, no início de julho, o governo nacional lançará o Fundo Federal da Mata Atlântica. Nos mesmos moldes do carioca, ele vai investir 30 milhões de reais – antiga dívida do Brasil com os Estados Unidos que, através de um acordo entre os dois países, será repassada à preservação do bioma – na conservação da floresta tropical litorânea brasileira. 

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
8 de maio de 2026

Academia Brasileira de Ciências debate futuro dos oceanos e prepara dossiê científico sobre desafios globais

Inspirado pela Década da Ciência Oceânica da ONU, o evento reuniu pesquisadores para discutir mudanças climáticas, governança global e inovações tecnológicas voltadas ao futuro sustentável

Salada Verde
8 de maio de 2026

Turismo em unidades de conservação federais movimenta R$ 40,7 bilhões e reforça pressão por investimentos

Estudo do ICMBio aponta que turismo em áreas protegidas gerou R$ 20,3 bilhões ao PIB e arrecadação superior ao dobro do orçamento do órgão em 2025

Notícias
8 de maio de 2026

MPF pede prioridade máxima para criar Refúgio de Vida Silvestre após atentado na Serra da Chapadinha

Ofícios enviados a órgãos estaduais e federais pedem também a investigação rigorosa do crime e, proteção imediata das vítimas e comunidades tradicionais que vivem na serra

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.