Salada Verde

Conservadoras de carbono

Publicação da IUCN  chama a atenção dos líderes reunidos a Copenhague para a importância de se criar e manter áreas protegidas para reforçar combate às mudanças globais do clima.

Salada Verde ·
9 de dezembro de 2009 · 12 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Parece Amazônia, mas é parte da floresta tropical no Gabão (África). Foto: Martin Harvey / WWF
Parece Amazônia, mas é parte da floresta tropical no Gabão (África). Foto: Martin Harvey / WWF

Além de guardar o gás na vegetação que mantêm, as áreas protegidas servem como redutoras de impactos climáticos e desastres, como enchentes, deslizamentos de terra e tempestades. Também prestam serviços a quem vive no meio rural ou nas cidades, fornecendo água para produção ou uso humano, regulando o clima, formando solos e mantendo sua fertilidade, abrigando diversidade biológica e controlando pragas e doenças.

Por tudo isso, e também para compor e reduzir custos das ações nacionais de combate às mudanças do clima, as entidades envolvidas no lançamento do livro Soluções Naturais: áreas protegidas ajudando as pessoas a lidar com as mudanças climáticas pedem a manutenção e a ampliação da rede de áreas protegidas globais, hoje cobrindo cerca de 14% do território mundial.

“Os líderes mundiais precisam reconhecer que criar e manter adequadamente as áreas protegidas é um investimento na segurança de suas comunidades. A rede global de áreas protegidas precisa de apoio financeiro para sua máxima eficiência e ampliação”, afirmou Alexander Belokurov, gerente de Conservação do WWF Internacional.

Confira a publicação aqui.

Leia também

Notícias
26 de novembro de 2021

Informação obtida via LAI revela que MCTI recebeu dados do desmatamento em 1º de novembro

Ministro Marcos Pontes disse que dados não foram publicados antes da Conferência do Clima porque ele estava de férias. Agenda oficial registra férias entre 8 e 19 de novembro

Notícias
26 de novembro de 2021

Jornalismo digital brasileiro se une em campanha de financiamento

Ação reúne 26 organizações com objetivo de arrecadar doações para fortalecimento do jornalismo digital de qualidade

Reportagens
26 de novembro de 2021

MPF pede anulação da Licença de Instalação do Linhão Tucuruí na terra Waimiri Atroari

Ação aponta que União e a Transnorte agem ilegalmente no licenciamento da obra. Autossuficientes em energia elétrica, os Waimiri Atroari são contra o empreendimento e sentem “a floresta sangrar”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta