Salada Verde

Sopa de lixo humano

Time de pesquisadores vasculha águas do Oceano Pacífico para identificar tipos e quantidades de poluentes, que podem chegar até nossas mesas.

Salada Verde ·
15 de janeiro de 2010 · 12 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Peixe e plásticos retirados de seu estômago. Foto: Divulgação
Peixe e plásticos retirados de seu estômago. Foto: Divulgação

“Este é um problema global, temos visto evidências de poluição por plásticos por todos os lugares do mundo e isto está piorando”, disse em nota o capitão Charles Moore, pai da Fundação de Pesquisa Marinha Algalita e um dos responsáveis por chamar a atenção do mundo para o problema.

 

Além de alertar para a quantidade e os tipos de plásticos flutuantes, incluindo fragmentos consumidos por peixes e outros animais, os especialistas contam que o material atrai químicos como DDT, PCB, retardadores de chama e outros poluentes. Eles podem estar ou não se acumulando no organismo de várias espécies, chegando até nossas mesas. Conforme os pesquisadores, a poluição plástica dos mares não pode ser limpa por qualquer meio. A saída é cortar o problema na sua fonte. Por isso, defendem leis que demandem das empresas tomarem para si a responsabilidade de recuperar e reutilizar os seus produtos, incluindo incentivos econômicos para promover a recuperação e a extinção dos produtos descartáveis.

Saiba mais:
Oceano de lixo nos mares do planeta
Acabando com o continente de lixo
Melhor estudo sobre lixo marinho

Leia também

Notícias
26 de novembro de 2021

Informação obtida via LAI revela que MCTI recebeu dados do desmatamento em 1º de novembro

Ministro Marcos Pontes disse que dados não foram publicados antes da Conferência do Clima porque ele estava de férias. Agenda oficial registra férias entre 8 e 19 de novembro

Notícias
26 de novembro de 2021

Jornalismo digital brasileiro se une em campanha de financiamento

Ação reúne 26 organizações com objetivo de arrecadar doações para fortalecimento do jornalismo digital de qualidade

Reportagens
26 de novembro de 2021

MPF pede anulação da Licença de Instalação do Linhão Tucuruí na terra Waimiri Atroari

Ação aponta que União e a Transnorte agem ilegalmente no licenciamento da obra. Autossuficientes em energia elétrica, os Waimiri Atroari são contra o empreendimento e sentem “a floresta sangrar”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta