A Suzano Papel e Celulose vem provocando estragos de grande monta no Cerrado dos municípios de Mata Roma, Anapurus, Urbano Santos e Santa Quitéria, no nordeste do Maranhão. Conforme denúncia do Fórum Carajás de entidade civis, a empresa está botando abaixo dez mil hectares entre os povoados dos Macacos, Prata, Veredas, Formiga. As derrubadas devem dar espaço a plantios de eucalipto, insumo básico para produção de celulose e papel. A região é a do Baixo Parnaiba maranhense. O fórum também alega que a intervenção é ilegal, que merecia estudo de impacto e licença ambiental, além de divulgação para as comunidades locais e meios de comunicação. Conforme a entidade, entre 2008 e 2009 foram permitidos os cortes de mais de cinco mil bacurizeiros para serrarias, inclusive em terras do estado. Cinco comunidades na região coletam bacuri. “Em Urbano Santos, a empresa já avisou moradores do povoado Bebedouro para cortarem o máximo de bacurizeiros possíveis, porque ela vai desmatar suas áreas. Antes, tentou começar um desmatamento na Boa União, mas a comunidade impediu”, relata Mayron Régis, assessor do fórum.
Saiba mais:
Cem milhões no Nordeste
A Mata Atlântica do Piauí
As cores do novo ambientalismo
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
O papel das pessoas na recuperação de um rio
A transformação do Córrego Tiquatira de esgoto a céu aberto a parque, repleto de gente e atividades revela um componente essencial: o pertenciment →
STF valida redução de área protegida no Pará para abrir caminho à Ferrogrão
Supremo considera constitucional mudança nos limites do Parque Nacional do Jamanxim, em decisão que favorece projeto ferroviário alvo de críticas socioambientais →
Arborização urbana esbarra na falta de continuidade das prefeituras
Metas e dispositivos legais existem, mas a falta de coordenação, orçamento próprio e problemas de gestão figuram como grandes empecilhos →

