Salada Verde

Concessões florestais: uma barca furada

Um levantamento de 78 concessões florestais no Peru feito pela International Tropical Timber Organization (ITTO) descobriu que 48 estavam violando seus contratos

Salada Verde ·
22 de fevereiro de 2010 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Um levantamento de 78 concessões florestais no Peru feito pela International Tropical Timber Organization (ITTO) descobriu que 48 estavam violando seus contratos, em geral por retirar mais madeira do que os esquemas de manejo “sustentável” permitiriam. O Peru apenas repete o que ocorre normalmente em concessões florestais em outras partes do mundo. Apesar do modelo ser problemático e haver sérias dúvidas sobre sua sustentabilidade, o Brasil tem insistido no aluguel de terras públicas para empresas madeireiras a fim de satisfazer o setor.

Saiba mais
Matadores de Velhinhas
Manejo Florestal Comunitário: sonhos e realidades
Manejo Florestal e preservação de florestas tropicais


Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
14 de abril de 2026

TCU destrava análise da Ferrogrão após recurso do governo, mas decisão final segue em aberto

Concessão volta a tramitar no Tribunal de Contas da União após suspensão de decisão que travava o processo

Colunas
14 de abril de 2026

Como se parece uma ativista? 

Porque existe uma expectativa silenciosa de que ativistas carreguem sempre o peso do mundo nos ombros. Como se a legitimidade da luta estivesse na dor permanente

Salada Verde
14 de abril de 2026

STF determina que União adote providências contra organizações criminosas na Amazônia

Entre as medidas destinadas a União estão a realização de operações pela Polícia Federal, pela Polícia Rodoviária Federal e pelo Ibama, ações conjuntas com as polícias estaduais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.