Dia de foto: tatu-galinha-pequeno

Espécie é uma das cinco que sobrevivem na Caatinga. Tem hábitos noturnos, mas pode ser vista em dias chuvosos.

1 de março de 2010 · 12 anos atrás
foto: Aldem Bourscheit

O tatu-galinha-pequeno (Dasypus septemcinctus) é encontrado na Caatinga e outras regiões brasileiras, na Bolívia, Paraguai e Argentina. A espécie também recebe nomes comuns como tatuí, tatu-mula, muleta, tatu-mirim ou tatu-china. O pequenino se alimenta de insetos e larvas enterradas ou escondidas sob a folhagem. Tem hábitos noturnos, sendo raramente visto durante o dia, com exceção dos chuvosos, quando surge buscando formigas para complementar a dieta. O septemcinctus é uma das cinco espécies de tatu que ainda existem na Caatinga. Mas o da imagem acima foi flagrado em pleno Cerrado, dentro de um condomínio no Distrito Federal.