Salada Verde

Dia de foto: tatu-galinha-pequeno

Espécie é uma das cinco que sobrevivem na Caatinga. Tem hábitos noturnos, mas pode ser vista em dias chuvosos.

Salada Verde ·
1 de março de 2010 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
foto: Aldem Bourscheit
foto: Aldem Bourscheit

O tatu-galinha-pequeno (Dasypus septemcinctus) é encontrado na Caatinga e outras regiões brasileiras, na Bolívia, Paraguai e Argentina. A espécie também recebe nomes comuns como tatuí, tatu-mula, muleta, tatu-mirim ou tatu-china. O pequenino se alimenta de insetos e larvas enterradas ou escondidas sob a folhagem. Tem hábitos noturnos, sendo raramente visto durante o dia, com exceção dos chuvosos, quando surge buscando formigas para complementar a dieta. O septemcinctus é uma das cinco espécies de tatu que ainda existem na Caatinga. Mas o da imagem acima foi flagrado em pleno Cerrado, dentro de um condomínio no Distrito Federal.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
3 de abril de 2026

Economista sugere criação de ‘pix climático’ para famílias afetadas por enchentes e deslizamentos

Proposta surgiu durante encontro promovido pela ong RioAgora.org, que reuniu especialistas para debater propostas para os candidatos ao governo do RJ

Reportagens
3 de abril de 2026

O que está em jogo com a crise da moratória da soja

STF convoca audiência de conciliação em abril, em meio ao enfraquecimento do acordo que ajudou a conter o desmatamento na Amazônia nas últimas duas décadas

Salada Verde
3 de abril de 2026

Plano de bioeconomia aposta em metas ambiciosas até 2035

MMA publica resolução da Comissão Nacional de Bioeconomia que define objetivos para crédito, restauração e uso sustentável da biodiversidade

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.