Salada Verde

Ação no Supremo questiona isenção de impostos para agrotóxicos

Desde 2016, o PSOL questiona no STF dispositivos que concedem benefícios fiscais ao mercado de agrotóxico. Quatro organizações serão ouvidas durante julgamento da ação

Daniele Bragança ·
20 de setembro de 2018 · 6 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Brasil deixou de arrecadas 9 bi em 8 anos com benefícios fiscais para a indústria dos agrotóxicos. Foto: Codevasf.

Desde 2016, tramita no Supremo Tribunal Federal uma ação ajuizada pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) que questiona a constitucionalidade de duas cláusulas e um decreto que concederam benefícios fiscais ao mercado de agrotóxicos. Com as isenções, o governo já deixou de recolher 9 bilhões de reais em 8 anos, segundo cálculos do Tribunal de Contas da União. Na semana passada, o STF permitiu que quatro organizações sejam ouvidas durante o julgamento da ação.

Terra de Direitos, Campanha Nacional Permanente Contra os Agrotóxicos, Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) e Fim Brasil serão ouvidas durante o julgamento. O relator da ação, ministro Edson Fachin, acolheu o pedido de quatro organizações e redes da sociedade civil para atuar como Amicus curiae, instrumento jurídico que permite a entidades civis se manifestarem nos autos do processo como interessados na causa.

As entidades também pediram a realização de uma audiência pública no STF para discutir as isenções fiscais, mas ainda não foram atendidas.

O Convênio nº 100/97 do Conselho Nacional de Política Fazendária (Contas) e o Decreto 7.660/2011 concedem benefícios fiscais ao mercado de agrotóxicos, com redução de 60% da base de cálculo do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços), além da isenção total do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de determinados tipos de agrotóxicos.

O governo argumenta que os benefícios ao setor de agrotóxicos foram concedidos porque os insumos seriam imprescindíveis para a economia nacional, mas segundo o Terra de Direitos, o Ministério da Fazenda não apresentou fundamentos oficiais escritos para a concessão das isenções aos agrotóxicos.

 

Leia Também 

Deputados querem retirar Anvisa e Ibama da avaliação de agrotóxicos

Projeto de lei quer substituir a palavra “agrotóxico” por “fitossanitário”

Federação da Agricultura tenta barrar implementação de cortinas verdes no Paraná

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Reportagens
3 de junho de 2018

Federação da Agricultura tenta barrar implementação de cortinas verdes no Paraná

Pedido é para que sindicatos barrem aprovação de leis municipais. Normas começaram a ser aprovadas após alunos de escola rural terem sintomas de intoxicação por agrotóxicos

Notícias
24 de março de 2016

Projeto de lei quer substituir a palavra “agrotóxico” por “fitossanitário”

De autoria do senador Alvaro Dias (PV-PR), proposta quer adequar o termo à nomenclatura usada no Mercosul.

Reportagens
16 de maio de 2018

Deputados querem retirar Anvisa e Ibama da avaliação de agrotóxicos

O que você prefere: comer um alimento com agrotóxicos ou defensivos fitossanitários? A adoção do nome menos "depreciativo" é apenas uma das mudanças previstas no chamado PL do Veneno

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.