Salada Verde

Licenciamento ambiental é tema de seminário

Evento reunirá os principais nomes e instituições envolvidos no tema em um dia de discussão, que terá transmissão gratuita via web.

Daniele Bragança ·
26 de outubro de 2015 · 9 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Foto: André Villas-Bôas/ISA.
A construção da hidrelétrica de Belo Monte (PA) vem acompanhado de denúncias de violação de direitos humanos e pressões políticas do governo e das empresas envolvidas para acelerar a obra. Foto: André Villas-Bôas/ISA.

O licenciamento ambiental será tema de seminário que reunirá especialistas em um dia inteiro de debates na Procuradoria Geral da República (PGR), em Brasília. O evento Licenciamento Ambiental – Realidade e Perspectivas acontece no dia 5/11 (quinta-feira). O credenciamento será feito no local do evento, que é aberto ao público e gratuito. Além disso, terá transmissão ao vivo pela internet.

O assunto licenciamento ambiental ganhou força com o andamento das grandes obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), como a usina hidrelétrica de Belo Monte e do complexo petroquímico do Comperj (RJ) e suas respectivas licenças.

Em 2015, a principal preocupação são os riscos da proposta de estabelecer um tempo máximo para que o órgão licenciador dê um parecer sobre determinado empreendimento. A proposta é defendida pela presidente Dilma Rousseff e já está tramitando no Senado Federal através de um projeto de lei apresentado pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR) no final de setembro. Este projeto é um dos 15 tramitando no Congresso com o objetivo de alterar a legislação sobre licenciamento ambiental.

Os defensores das mudanças na lei afirmam que a lentidão atrapalha a economia do país e criticam o excesso de burocracia. E é por isso que o seminário, promovido pelo Ministério Público Federal e o Instituto Socioambiental (ISA), reunirá para o debate os dois lados do balcão: representantes das indústrias, órgãos licenciadores, políticos e especialistas.

Estarão presentes o procurador geral da República, Rodrigo Janot; o diretor de Licenciamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Thomaz Miazaki de Toledo; a coordenadora geral de Licenciamento da Fundação Nacional do Índio (Funai), Janete Carvalho; o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP); o deputado Alessandro Molon (Rede-RJ); o jurista Êdis Milaré; o professor da Universidade de São Paulo (USP) Luís Henrique Sanches; além de representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) e Instituto Acende Brasil, entre vários outros (Clique aqui para ver a programação completa).

 

Serviço
Seminário: Licenciamento Ambiental – Realidade e Perspectivas
Data: 5/11, quinta-feira
Horário: 8h30 – 19h
Local: Auditório Juscelino Kubitschek – Procuradoria Geral da República – SAF Sul, Quadra 4, Conjunto C – Brasília (DF)
Transmissão pela internet:
http://www.tvmpf.mpf.mp.br/
http://www.socioambiental.org

Leia Também
Projeto limita emissão de licença ambiental em 230 dias
Presidente quer prazo para liberação de licenciamento
O que é Licenciamento Ambiental

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Dicionário Ambiental
30 de junho de 2013

O que é Licenciamento Ambiental

Um guia ((o))eco para que você aprenda um pouco mais sobre o instrumento de administração pública intitulado licenciamento ambiental.

Notícias
9 de junho de 2015

Presidente quer prazo para liberação de licenciamento

Em entrevista exclusiva ao Estadão, Dilma afirmou que enviará ao Congresso proposta para que o licenciamento tenha um prazo para terminar.

Notícias
4 de outubro de 2015

Projeto limita emissão de licença ambiental em 230 dias

Proposta do senador Romero Jucá (PMDB-RR) determina que prazo do licenciamento ambiental comece a contar a partir da manifestação do empreendedor.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. SEVERINO AGRA FILHO diz:

    Como pesquisador e docente no tema, tenho extremo interesse de participar.
    Caso não consiga viabilizar minha participação poderia enviar contribuições para o Debate?


    1. Oi Severino. Infelizmente, não será possível enviar contribuições no debate. Na medida do possível, podemos encaminhar mensagens aos participantes. Você pode mandar mensagens para o evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/152925491727103/
      E não deixe de assistir pela internet. Abraço.