Reportagens

“Essa tranquilidade não se encontra em outro lugar”

Seu Germánico Montenegro, desde o Mirante Porto La Amazonas nos conta como o rio lhes dá vida e tranquilidade.

Maricela Rivera ·
16 de outubro de 2012 · 14 anos atrás
Seu Germánico é um ex-militar que decidiu ficar aqui por encontrar a tranquilidade. Crédito: Rubén Ramírez - Finding Species
Seu Germánico é um ex-militar que decidiu ficar aqui por encontrar a tranquilidade. Crédito: Rubén Ramírez – Finding Species
Ao final da tarde, no caminho de Banhos para Shell desfilam imagens de vilarejos, montanhas, cascatas e o majestoso Rio Pastaza. Entre as paisagens, destacam pontos turísticos com ofertas para todos os gostos. Nos chama a atenção um grande letreiro, Mirador Puerto La Amazonas. Três cachorros nos recebem, seu trato amável mostra que eles têm costume de se encontrar com visitantes. Nossa atenção, porém, é conquistada pela paisagem frente a nós, o grande Rio Pastaza abrindo-se espaço para a Amazônia enquanto a cordilheira se aplana. 

E foi essa paisagem a que seduziu oito anos atrás, Seu Germânico Montenegro e sua esposa Meche, que decidiram estabelecer ali seu negócio e domicílio. Como militar, Germânico, nascido em Otavalo, viajou por muitos lugares do Equador, “eu em nenhum outro lado me senti assim, essa tranquilidade não se encontra em outro lugar”. Agora aposentado, seus distintivos militares estão pendurados na parede da pequena mercearia que atende Meche, que com um sorriso nos conta que é de Chone. 

Desde que eles chegaram viram que com os anos a qualidade da água foi afetada, mas existem ainda umas 20 espécies de peixes. “Nós vivemos do rio, oferecemos rafting e queremos construir uma tarabita que atravesse o Pastaza”. Qualquer coisa que aconteça rio acima afeta seu curso, “mas o rio não está contaminado, ao contrário do Rio Napo que tem poços petrolíferos perto”.

Com o braço, onde tem uma tatuagem de Jesús do Grande Poder, Germánico mostra a rota que devemos seguir. Enquanto isso Meche brinca amorosamente com o gato que não tem visto ela por uma semana. Os cachorros alegres parecem saber que vamos partir, e se reúnem ao lado de seus donos. Perto de sua rede e com um sorriso, Germânico e Meche se despedem. Boa viagem!

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
14 de abril de 2026

TCU destrava análise da Ferrogrão após recurso do governo, mas decisão final segue em aberto

Concessão volta a tramitar no Tribunal de Contas da União após suspensão de decisão que travava o processo

Colunas
14 de abril de 2026

Como se parece uma ativista? 

Porque existe uma expectativa silenciosa de que ativistas carreguem sempre o peso do mundo nos ombros. Como se a legitimidade da luta estivesse na dor permanente

Salada Verde
14 de abril de 2026

STF determina que União adote providências contra organizações criminosas na Amazônia

Entre as medidas destinadas a União estão a realização de operações pela Polícia Federal, pela Polícia Rodoviária Federal e pelo Ibama, ações conjuntas com as polícias estaduais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.