Salada Verde

Instituto Mamirauá lança publicação sobre Manejo Florestal

Cartilha apresenta os princípios que norteiam as experiências de manejo na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, no Amazonas.

Redação ((o))eco ·
6 de março de 2014 · 12 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Extração da primeira árvore na concessão florestal na Floresta Nacional do Jamari. Foto: Serviço Florestal Brasileiro/Divulgação.
Extração da primeira árvore na concessão florestal na Floresta Nacional do Jamari. Foto: Serviço Florestal Brasileiro/Divulgação.

Manejo Florestal: É a administração da floresta para a obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema objeto do manejo e considerando-se, cumulativa ou alternativamente, a utilização de múltiplas espécies.

Esta é a definição de Manejo Florestal instituída pelo inciso IX do Art. 2º da Resolução CONAMA nº 406-2009, de 02 de fevereiro de 2009. O Instituto Mamirauá disponibilizou para download a cartilha sobre Manejo Florestal usado na Reserva Mamirauá.

A cartilha detalha a  legislação sobre Manejo Florestal, os documentos necessários para o licenciamento da atividade e a importância do manejo florestal do ponto de vista ecológico e econômico, tudo numa linguagem bem acessível.

O material também serve às pessoas que trabalham ou pretendem trabalhar com manejo florestal em suas comunidades. A cartilha princípios de manejo florestal pode ser baixada neste link.  

 

Saiba Mais
Princípios de Manejo Florestal

Leia Também
Manejo florestal e preservação de florestas tropicais
A aposta incerta do manejo florestal    
Envolver comunidades é desafio do manejo

 

 

 

Leia também

Salada Verde
30 de janeiro de 2026

PF investiga fraudes em licitações da Agência Nacional de Mineração

Operação Pedra Turva apura manipulação de leilões de áreas minerárias com invasão de sistemas, uso de empresas de fachada e negociação irregular de direitos

Reportagens
30 de janeiro de 2026

“Quem para a lama da morte?”

Rejeitos dos transbordamentos de minas da Vale contaminam rio Paraobeba e afluentes. Comunidades ribeirinhas, já impactadas por Brumadinho, revivem drama

Externo
30 de janeiro de 2026

Tubarões são famosos por seus dentes ameaçadores, mas a acidificação dos oceanos pode torná-los mais fracos

Cientistas alemães descobriram que a acidificação dos oceanos pode enfraquecer os dentes de tubarões nas futuras gerações, devido a mudanças na química marinha

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.