Análises

Redação ((o))eco ·
18 de julho de 2008 · 14 anos atrás

De Demétrio Luis Guadagnin

Caro Aldem:

Acabo de ler sua matéria. Parabéns pela iniciativa e pelo resultado. A matéria ficou muito boa.

Me permito apenas uma correção: A ONG União pela vida não é ambientalista, mas “protetora dos animais”. A diferença é importante. Os protetores dos animais não são reconhecidos como ambientalistas pela próprio movimento ambientalista. Protetores dos animais não se preocupam com populações, mas apenas com o sofrimento de indivíduos; não se preocupam com a biodiversidade, mas apenas com algumas espécies carismáticas, e de um modo geral não distinguem fauna silvestre e fauna exótica, estas últimas consideradas como ameaças à biodiversidade pelos ambientalistas (por exemplo, defendem cães, gatos e animais de tração do mesmo modo que defendem baleias e papagaios, sem perceber diferenças). De um modo geral, as preocupações dos ambientalistas se opõe às dos protetores dos animais. Estas diferenças não acontecem apenas no Brasil – já são objeto de investigação no campo da ética em escala planetária. À título de ilustração, anexo um interessante texto sobre a polêmica.