Colunas

Dissidio coletivo e meio ambiente

Empresa brasileira inova com cláusula ambiental no contrato de trabalho de seus empregados e mostra que boa ecologia tem tudo a ver com a melhoria de renda.

28 de outubro de 2004 · 19 anos atrás
  • Paulo Bessa

    Professor Adjunto de Direito Ambiental da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Muito se fala sobre os instrumentos econômicos como ferramentas essenciais para a proteção do meio ambiente. No Brasil, infelizmente, os instrumentos legislativos e regulamentares são muito escassos e, com a notável exceção do ICMS ecológico, que já foi abordado em coluna anterior, os governos pouco fazem para viabilizar uma abordagem mais efetiva para a solução dos diversos problemas ambientais. Ao contrário, a tendência governamental é ampliar o número de taxas, emolumentos e cobranças diversas, em um processo de transferência de renda do setor privado para a administração que, em poucas oportunidades, corresponde à uma melhoria efetiva do meio ambiente, de sua qualidade ou mesmo de sua gestão.

No âmbito privado, no entanto, as coisas ocorrem com um ritmo e uma motivação bastante diferente daquela que ocorre no mundo oficial e que, não raras vezes, apresenta resultados surpreendentes. Gostaria de chamar a atenção do leitor para uma experiência muito interessante – da qual tenho participado intensamente, pois é uma empresa cliente de nosso escritório. Refiro-me à empresa GETEC. Ela foi fundada em 1964 por cinco sócios brasileiros. Três anos depois ela começou a produzir Sorbitol a partir de Dextrose Monohidratada importada, com tecnologia adquirida no exterior. Em 1968, desenvolveu tecnologia inédita para produção de Sorbitol a partir de açúcar. Com a mudança, um novo produto passou a ser gerado, o Manitol. Na década de 70, a Getec vivenciou sucessivas expansões de capacidade. Em 1978, desenvolveu tecnologia para a produção de Dextrose Anidra Injetável, a partir de fécula de mandioca. Na década de 80, a Getec priorizou o abastecimento do mercado doméstico, além da comercialização do Manitol para todos os continentes globais, situando-se entre os três maiores produtores e exportadores mundiais de Manitol.

Pelo produto, se percebe que a indústria tem muita necessidade de controle da qualidade de seus produtos, pois os mesmos são utilizados para o tratamento de doenças, inclusive sendo injetados. Há uma outra característica curiosa no processo da empresa, pois a sobra de seu processo é a própria matéria prima. Como diminuir perdas, ampliar a produtividade e implementar constantemente a melhoria das condições ambientais? A solução encontrada foi uma parceria ativa com os trabalhadores da própria empresa., de forma que eles passassem a atuar ativamente na defesa do meio ambiente, na redução de custos e na melhoria de suas próprias condições materiais. Em negociação com os trabalhadores, por ocasião do dissídio coletivo, a empresa sugeriu a inclusão de uma cláusula mediante a qual a companhia se comprometia a capacitar os trabalhadores, de forma que operassem os equipamentos industrias de forma mais eficiente, com a diminuição de perdas e maior economia. Por outro lado, foi estabelecido um prêmio a ser pago aos trabalhadores sempre que se verificar a redução das perdas e a melhoria das condições ambientais das instalações. É importante ressaltar que, na hipótese, não estamos falando da participação nos lucros que normalmente ocorre.

O pulo do gato foi garantir um benefício econômico palpável para os trabalhadores sempre que eles estivessem agindo de forma a melhorar as condições ambientais da empresa, com a conseqüente redução de descarga de efluentes, aumento no asseio, etc. O ganho ambiental se tornou perceptível. Desde que houve a implantação da cláusula ambiental no Dissídio Coletivo, a melhoria do desempenho ambiental da empresa vem sendo constante e os trabalhadores vêm tendo aumento em seus vencimentos. Foi estabelecido um jogo ganha-ganha.

Como venho sustentando, desde há muito, a proteção do meio ambiente deve ser feita dentro de um contexto que permita uma identificação entre a melhoria ambiental e a melhoria concreta da vida dos indivíduos. Enquanto não tivermos muito claro que não há oposição entre proteção ambiental e desenvolvimento econômico, dificilmente conseguiremos avançar na proteção do meio ambiente. No caso acima narrado, esta vinculação ficou muito clara. Certamente, em diversas outras hipóteses, o mesmo ocorre. Cabe-nos identificar os momentos para, aproveitando as janelas de oportunidade, avançar em direção às constantes melhorias ambientais e materiais.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.