O diesel S-50, com 50 partes por milhão (ppm) de enxofre e bem menos poluente do que o que hoje roda no país, começou a ser fornecido este mês pela Petrobrás para as frotas cativas de ônibus urbanos de Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre e Região Metropolitana de São Paulo, aumentando, assim, o número de municípios abastecidos com diesel mais limpo. A medida atende ao cronograma estabelecido por um acordo firmado no final de 2008 entre a Petrobrás e várias outras entidades e órgãos. O S-50 está disponível no país desde janeiro de 2009, inicialmente para as frotas cativas de ônibus urbanos nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Em maio de 2009, as regiões metropolitanas de Fortaleza, Recife e Belém iniciaram a comercialização deste combustível para todos os veículos a diesel. Os ônibus urbanos de Curitiba são abastecidos pelo S-50 desde agosto de 2009. A ampliação das cidades onde o diesel menos poluente pode ser encontrado continua até 2011. Em janeiro de 2013, Petrobrás promete que veículos novos rodarão com diesel de 10 ppm de enxofre.
Saiba mais:
– Enxugando gelo nas cidades
– Proteção ao lucro, não ao meio ambiente
– Festinha estatal regada a diesel
– O novo que já nasceu velho
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Entre o alerta climático e a proteção, há decisões a tomar
A inundação do Anhangabaú convida a examinar como previsões, infraestrutura e gestão do trânsito se conectam para evitar que pessoas fiquem presas em locais de risco →
Vegetação interrompida: levantamento mostra avanço da fragmentação de habitats no Brasil
Mata Atlântica e Cerrado são os biomas com maior número de fragmentos; do outro lado políticas apresentadas na COP17 buscam fomentar corredores ecológicos →
Avaliação da IUCN revela situação crítica de cinco ecorregiões de recifes brasileiros
Ondas de calor marinhas, branqueamento e mortalidade de corais agravam a situação dos recifes brasileiros, segundo levantamento global inédita →

