Substituto vilão

Cientistas descobrem que a substância usada para substituir os CFCs nos anos 90 pode causar um problema tão grave quanto o buraco na camada de ozônio: a chuva ácida.

12 de março de 2010 · 12 anos atrás

Cientistas de três universidades americanas acabam de concluir que os produtos químicos que substituíram os CFC´s na década de 1990 – usados na época em condicionadores de ar, geladeiras e latas de spray, e que foram banidos mundialmente por danificarem a camada de ozônio- , os HCFCs (hidrofluorclorocarbonos), podem causar um problema tão grave quanto: a chuva ácida. Após a substituição dos CFCs por HCFCs, nos anos 1990, estudos já revelavam que seria necessário achar um substituto do substituto, já que os HCFCs poderiam agir como super gases de efeito estufa. O estudo de agora, de pesquisadores das universidades de Purdue, Flórida e Arkansas, mostra que há mais um motivo para essa nova substituição. A notícia boa é que a modelagem usada por eles para identificar este problema poderá ser usada para descobrir quais substâncias são menos nocivas ao meio ambiente, antes que se gaste uma montanha de dinheiro com elas.