Karina Miotto
![]() |
![]() |
![]() |
“Licença é ilegal”
Para o Ministério Público Federal do Pará, a licença que permite a instalação do canteiro de Belo Monte é totalmente ilegal, pois não está prevista no ordenamento jurídico brasileiro. O órgão comunica, também, que a derrubada da decisão por Olindo Menezes pode causar “prejuízos irreparáveis”, do colapso da infraestrutura urbana em Altamira a danos ao meio ambiente e à população do Xingu. “Atitudes como essa só comprovam que hoje o Ibama é o maior responsável pelo desmatamento na Amazônia”, afirma Felício Pontes.
Entre as condicionantes que deveriam ter sido cumpridas antes do início de qualquer obra, conforme explica o MPF, estão a construção e reforma de escolas e hospitais, recuperação de áreas degradadas, regularização fundiária e programas de apoio a indígenas. Das 66 estabelecidas em 2010, 29 não foram cumpridas, quatro foram realizadas parcialmente e não há informação sobre as 33 restantes.
Leia mais
Justiça suspende licença parcial para hidrelétrica de Belo Monte
Licença parcial de Belo Monte volta a valer
O Xingu que morrerá
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Copa do mundo das Áreas Protegidas: Grupo G
Em grupo composto por Bélgica, Irã, Egito e Nova Zelândia, os papéis se invertem entre os favoritos no futebol e destaques na conservação da natureza →
Pesquisador brasileiro ganha prêmio da Sociedade Americana de Primatologia
Primatólogo Felipe Ennes Silva, pesquisador associado do Instituto Mamirauá, foi reconhecido por contribuições à ciência, com destaque para trabalho com uacaris na Amazônia →
Jornalismo, eleições e crise climática: uma pauta negligenciada
Infraestrutura, saúde, habitação e desenvolvimento econômico passam, cada vez mais, pela crise climática. Por que, então, o tema ainda aparece de forma tão tímida no debate eleitoral? →



