Salada Verde

Caverna com escotilha

Grupo de espeleologia prepara proposta que prevê a instalação de uma inédita escotilha para facilitar o acesso a uma das maiores cavidades brasileiras.

Salada Verde ·
30 de novembro de 2009 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Foto: Peter and Ann Bosted. Clique e confira vídeo da BBC sobre a caverna.
Foto: Peter and Ann Bosted. Clique e confira vídeo da BBC sobre a caverna.

Se a idéia for aprovada e licenciada, será a primeira experiência desse tipo no Brasil. O Centro Nacional de Estudo, Proteção e Manejo de Cavernas (Cecav/ICMBio) não vê a iniciativa com maus olhos.

Pelas dificuldades de acesso, como carregar dezenas de litros de água em troca de poucas horas de exploração, os espeleólogos planejam instalar a escotilha em uma antiga abertura hoje soterrada. Ela funcionaria como um atalho até determinado ponto da gruta, facilitando a continuidade do mapeamento. “Queremos usar uma entrada hoje entupida para facilitar a instalação da escotilha. Devemos finalizar a proposta no início do próximo ano”, comentou Ézio Rubbioli, do Bambuí.

Se as futuras explorações levarem os contornos da Toca da Boa Vista ao encontro da vizinha Toca da Barriguda, hoje com trinta quilômetros mapeados, o conjunto se tornará um dos maiores conhecidos no mundo.

Lá fora, já há escotilhas operando para exploração científica ou turismo em várias cavernas, como na Mammoth Cave (Estados Unidos), maior do mundo, Hölloch (Suíça) e na Lechuguilla (foto), no Paque Nacional Carlsbad, no Novo México, também nos Estados Unidos.

Leia também

Notícias
27 de março de 2024

G20 lança até o final do ano edital internacional de pesquisa sobre a Amazônia

Em maio será definido o orçamento; temas incluem mudanças climáticas, risco de desastres, justiça ambiental e conhecimentos indígenas

Colunas
27 de março de 2024

O papel do jornalismo na construção de uma nova mentalidade diante da Emergência Climática

Assumir a responsabilidade com a mudança de pensamento significa assumir o potencial do jornalismo em motivar reflexões e ações que impactam a sociedade

Reportagens
27 de março de 2024

ICMBio tem menos de R$ 0,13 para fiscalizar cada 10.000 m² de áreas protegidas

Acidente com servidores no Amapá escancara quadro de precariedade. Em situação extrema, além do risco de morte, envolvidos tiveram de engolir o próprio vômito

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.