Salada Verde

Abelhas, borboletas e beija-flores

Órgãos nacionais e estrangeiros mobilizam especialistas e recursos para estudar e proteger polinizadores.

Salada Verde ·
10 de abril de 2010 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Ministério do Meio Ambiente e Funbio – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade anunciam que cerca de 3 milhões de dólares do GEF (sigla em inglês para Fundo Global para o Meio Ambiente) serão aplicados principalmente em bolsas de pesquisas sobre o trabalho natural e gratuito de polinizadores, como abelhas, borboletas, beija-flores, mariposas, besouros, pássaros, macacos e roedores. O prazo de execução do projeto será de cinco anos.

Uma reunião entre as entidades aconteceu na última semana, em Brasília, com a presença de especialistas em polinização, taxonomia, monitoramento, agricultura ecológica, redes e tecnologia da informação. O Brasil é um dos seis países em desenvolvimento convidados pelas Nações Unidas para integrar a iniciativa, ligada à Convenção sobre Diversidade Biológica.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Conforme o Funbio, a polinização é um serviço ambiental que beneficia plantas silvestres e cultivos comerciais, fornecedores de alimentos, fibras, energia e matérias-primas para roupas e medicamentos.

Na produção de maracujá no interior de São Paulo, por exemplo, a mamangava não poliniza mais as flores do maracujá, pela degradação das matas e poluição. Agora os produtores contratam polinização manual, pagam por algo que a natureza oferecia de graça.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
3 de julho de 2026

Tuberculose mata três macacos no Cetas-RJ; centro está em quarentena

Confirmação da doença que levou a óbito macacos-pregos no Cetas de Seropédica leva Ibama a estender suspensão no recebimento de novos animais

Salada Verde
3 de julho de 2026

PL que retarda ação de órgãos ambientais por dois anos tem urgência aprovada

Proposta de deputado do PL prevê que órgãos ambientais aguardem dois anos para aplicar medidas como embargos e apreensões em propriedades de até 560 hectares

Salada Verde
3 de julho de 2026

Enchentes do Rio Grande do Sul fundamentam novo conceito para identificar áreas de risco

Chamada de Zona de Arraste, nova classificação nomearia fenômeno onde a força da natureza transforma uma inundação em um fenômeno de alta capacidade destrutiva

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.