Salada Verde

Contra usinas nucleares no Nordeste

Professor Heitor Scalambrini, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFPE critica plano de usinas nucleares ao longo do Rio São Francisco.

Salada Verde ·
6 de maio de 2010 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Recife – Especialista em energia, o professor Heitor Scalambrini, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFPE, preparou três argumentos para a audiência da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, que discutiu nesta quinta-feira (dia 6) a instalação de usinas nucleares ao longo do Rio São Francisco.

Scalambrini considera os empreendimentos inviáveis, por não preverem o que fazer com a produção de resíduos radioativos. Ele possui dados que mostram como a energia nuclear produz gases causadores do efeito estufa, por considerar a extração do urânio até o descomissionamento da usina. E usa um estudo do Greenpeace que revela como é dispendiosa a produção de eletricidade pela energia nuclear.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



“Podemos dobrar nossa capacidade instalada do país através da produção de energia eólica – isso sem considerar produção de eletricidade usando a energia solar, da biomassa e das pequenas quedas d’água”, defende Heitor Scalambrini. (Celso Calheiros)

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
23 de julho de 2026

À espera de um filhote de harpia

Saga de sete dias para capturar o filhote na Mata Atlântica baiana permite instalação de transmissor que ajudará a coletar dados inéditos sobre a espécie

Análises
23 de julho de 2026

O que a invasão dos javalis nos ensina sobre o princípio da precaução

Quando os princípios ambientais recomendam cautela, avaliação prévia dos riscos e mais estudos, muitos provavelmente enxergam tais exigências como entraves burocráticos ao desenvolvimento

Reportagens
23 de julho de 2026

BR-163 acelera exportações de soja, aumenta emissões de poluentes e aquece esquemas do mercado de carbono

Da história da construção da rodovia aos impactos atuais dos caminhões na saúde respiratória, as emissões movimentam a compra e venda de créditos de carbono “opacos” entre os estados do MT e PA

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.