Recife – Especialista em energia, o professor Heitor Scalambrini, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFPE, preparou três argumentos para a audiência da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, que discutiu nesta quinta-feira (dia 6) a instalação de usinas nucleares ao longo do Rio São Francisco.
Scalambrini considera os empreendimentos inviáveis, por não preverem o que fazer com a produção de resíduos radioativos. Ele possui dados que mostram como a energia nuclear produz gases causadores do efeito estufa, por considerar a extração do urânio até o descomissionamento da usina. E usa um estudo do Greenpeace que revela como é dispendiosa a produção de eletricidade pela energia nuclear.
“Podemos dobrar nossa capacidade instalada do país através da produção de energia eólica – isso sem considerar produção de eletricidade usando a energia solar, da biomassa e das pequenas quedas d’água”, defende Heitor Scalambrini. (Celso Calheiros)
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Governador eleito do Pará nomeia advogado do agro para comandar Meio Ambiente
Anúncio foi feito em Altamira, município marcado pelo desmatamento; Vinícius Borba, que protagonizou ações contra órgãos ambientais, deve assumir a secretaria em janeiro de 2027 →
Batizada de ‘Maria’, nova espécie de anfíbio homenageia o nome mais popular do Brasil
Denominação de cobra-cega exclusiva do Rio de Janeiro também reverencia mulher escravizada que ajudou a reflorestar a Tijuca →
How can the Amazon gain new markets beyond China, the U.S. and the EU?
Brazilian cattle ranching needs to improve animal-health and environmental controls to access new markets, experts say →
