A promotora Rejane Strieder, a chefe da comissão, contou com apoio de servidores ligados à assessoria de comunicação, ilustradores e publicitários. O jogo, em um arquivo no formato PDF, tem trinta cartas, cada uma com uma mensagem simples, dirigida ao público mais jovem. Além de informações sobre os cuidados que devem ser observados ao se utilizar água, alguns conselhos para se evitar a incineração de lixo e evitar a poluição sonora – essa última tão frequente desde que se tornou comum a venda de CDs produzidos artesanalmente em carrinhos empurrados pelas grandes cidades pernambucanas.
O jogo foi oferecido nas escolas públicas, como material paradidático dos alunos. A aceitação ultrapassou os limites do estado nordestino. O Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Rio de Janeiro, tomou conhecimento da peça e pediu autorização da comissão de Gestão Ambiental do MP de Pernambuco para também desenvolver uma campanha de conscientização e responsabilidade socioambiental no Inca. O jogo também ficará disponível para os pacientes da pediatria e para os filhos das pessoas que estiverem em tratamento no instituto.
Conheça o jogo da memória pelo link, mas antes confira algumas das imagens da inciativa interativa:


Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Que orelhas grandes você tem!
Três décadas colecionando registros sobre o lobo-raposa brasileiro →
Copa do Mundo das Áreas Protegidas: Grupo K
Na Copa das Áreas Protegidas, países colonizados precisam lidar com heranças duras. Enquanto isso, Portugal segue o líder na proteção marinha →
Saldo insuficiente: mais de dois terços das UCs federais apresenta déficit financeiro crônico
Estudo analisa financiamento de 300 UCs entre 2014 e 2023 e aponta subfinanciamento constante e déficits superiores a 83% durante quase toda a última década →
