Salada Verde

Novo presidente da Câmara é eleito com apoio dos ruralistas

Com promessas de colocar em votação projetos importantes do agronegócio, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) vence eleição com ampla vantagem.

·
4 de fevereiro de 2013 · 11 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
O deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) foi escolhido o novo presidente da Câmara dos Deputados para o biênio 2013/2015. Foto: Antonio Cruz/ABr.
O deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) foi escolhido o novo presidente da Câmara dos Deputados para o biênio 2013/2015. Foto: Antonio Cruz/ABr.

A Câmara dos Deputados escolheu o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) para ser o novo mandatário da casa. A eleição aconteceu nesta segunda-feira (04). Eleito após prometer apoio irrestrito às demandas da bancada ruralista, Alves foi escolhido por 53% dos deputados.

Para ganhar, o vencedor precisava de 257 votos. Henrique Alves atingiu esse patamar por pouco ao ser eleito com 271 votos. Júlio Delgado, do PSB de Minas Gerais, teve 165. Rose de Freitas (PMDB-ES) teve 47. Chico Alencar, candidato do PSOL pelo Rio de Janeiro, teve o menor número de votos: apenas 11. Houve ainda 3 votos brancos. No total, votaram 497 deputados.

A bancada ruralista trabalha para que seus projetos sejam colocados em votação, como a PEC 215, que transfere do Executivo para o Congresso a prerrogativa de criação de unidades de conservação e demarcação de terras quilombolas e terras indígenas. Os ruralistas sabem que ganham no voto. Foi exatamente essa hegemonia que mostraram ano passado, ao conseguirem a mudança do Código Florestal Brasileiro.

Henrique Alves foi um dos 274 deputados que votaram a favor da mudança do Código Florestal Brasileiro com o texto da Câmara, considerado pelos ambientalistas a pior versão do Código. A derrota na votação do Código Florestal também foi considerada a maior derrota que o Executivo sofreu em 2012.

O nome de Henrique Alves já estava na mesa há dois anos, quando o PT costurou o acordo com o PMDB para a eleição de Marco Maia, em 2011.

No discurso de posse, na tarde desta segunda-feira (4), Alves não decepcionou sua base de apoio ao falar que “a noite da votação do Código Florestal foi como a noite dos meus sonhos”. Para o novo presidente da Câmara, a votação do Código expressou o auge do parlamento, que debateu longamente o tema e o votou. Alves terminou sua fala agradecendo o apoio e dizendo-se emocionado por presidir a casa em que trabalha como parlamentar desde 1970. Foi aplaudido de pé. Hoje, ele exerce o seu 11º mandato consecutivo de deputado federal. O discurso de posse de 15 minutos pode ser conferido neste link da Agência Câmara de Notícias.

Com a eleição de Renan Calheiros para a presidência do Senado, na última sexta-feira, e de Henrique Alves hoje, o Congresso Nacional será governado por dois peemedebistas no biênio 2013/2014.

Leia também

Reportagens
18 de abril de 2024

A nova distribuição da vida marinha no Atlântico ocidental

Estudo de porte inédito pode melhorar políticas e ações para conservar a biodiversidade, inclusive na foz do Rio Amazonas

Análises
18 de abril de 2024

Uma COP 30 mais indígena para adiarmos o fim do mundo

Sediada pela primeira vez na Amazônia, a conferência traz a chance de darmos uma guinada positiva no esforço para frear a crise climática que ameaça nossa espécie

Notícias
18 de abril de 2024

PSOL pede inconstitucionalidade de lei que fragiliza o licenciamento ambiental no ES

Para o partido, as mudanças no licenciamento estadual não estão previstas na legislação federal e prejudicam o meio ambiente; lei tirou espaço da sociedade civil nos processos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.