Em vez de dar apoio à implementação das dezenas de unidades de conservação estaduais que hoje estão à míngua em Mato Grosso, o deputado José Riva (PP/MT) resolveu inventar seu próprio sistema de gestão, o “Sistema de Unidades de Proteção Chico Mendes”. É uma tentativa no mínimo atrapalhada de livrar seu estado da vilania ambiental, numa confusão de nomenclaturas que, na prática, mais se assemelha à proposta de um mosaico no noroeste do Mato Grosso com 2.7 milhões de hectares. Mas os propósitos nada têm a ver com a conservação da natureza. De acordo com o projeto de lei, que o parlamentar faz questão de não disponibilizar na internet, entre os objetivos figura a regularização das reservas legais do estado, como se uma eventual compensação pudesse ser feita numa área isolada, em diferente bacia hidrográfica. Essa gigantesca área serviria ainda ao manejo florestal sustentável, “utilização de reservas extrativistas” e turismo. Em seus discursos, no entanto, Riva deixa claro que quer impedir a invasão de terras de rondonienses que cruzam a divisa dos estados.
Leia mais notícias do Salada Verde
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Restrição dos poderes do MP pode enfraquecer defesa ambiental, alerta Abrampa
Julgamento que será retomado no STF nesta quarta questiona limites do poder de requisição do Ministério Público e pode enfraquecer atuação na defesa do meio ambiente →
A crise climática precisa de mais do que alertas
Mais do que registrar desastres, a comunicação precisa explicar suas causas, acompanhar os processos de reconstrução e cobrar políticas que reduzam vulnerabilidades →
WWF-Brasil financia 50 bolsas para curso de Jornalismo Oceânico
Oportunidade é destinada a jornalistas, estudantes de jornalismo e comunicadores da Bahia, Ceará, Espírito Santo e Rio Grande do Norte →
