Carlos Minc (MMA) e seus colegas Guilherme Cassel (MDA) e Reinhold Stephanes (Mapa) andam papeando sobre o que o Ministério da Agricultura chama de “atualização da legislação ambiental”. Nas palavras de Stephanes, “o Bioma Amazônico e regiões agrícolas consolidadas precisam ser tratados de forma diferente pela lei”. Nesse roldão, seu ministério projeta mudanças na legislação de crimes ambientais e também florestal, englobando áreas de preservação permanente e reservas legais, vistas como entraves à produção por proprietários de terras na Amazônia e outras regiões. Minc já avisou que “Com 40 anos, a legislação tem pontos que não são cumpridos porque não há condições de serem cumpridos”, conforme nota do Ministério da Agricultura. Será por isso que o desmatamento só cresce? Há prazo de 60 para que as pastas definam suas propostas de mudanças legislativas.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Podcast A Natureza da Conversa vai debater caminhos para a transição ecológica
Parceria entre o Mundo Que Queremos e ((o))eco reúne pesquisadores, empreendedores e lideranças para discutir os desafios ambientais do Brasil e do mundo →
Mobilidade é vida: um caminho para as pessoas, não aos carros
No Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro, é preciso lembrar de defender e de fortalecer o transporte público de qualidade →
Depois de 100 anos, ciência identifica nova espécie de felino na Bolívia
Animal batizado de “tilcayo” se assemelha a um gato-do-mato, mas prossegue rodeado de mistérios. É o primeiro felino descoberto desde o gato-do-pampa, em 1923 →
