Salada Verde

Testes em quatro biocombustíveis

A revista Nature publicou uma série de artigos sobre a perspectivas futuras de quatro biocombustíveis, ainda considerados experimentais. Estes não incluem o falido óleo de mamona, antigo xodó de Lula.

Salada Verde ·
13 de outubro de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A revista Nature publicou uma série de artigos sobre a perspectivas futuras de quatro biocombustíveis, ainda considerados experimentais. Estes não incluem o falido óleo de mamona, antigo xodó de Lula, que até um tempo atrás distribuía sementes a todo visitante estrangeiro, que tinha que pagar um mico no Planalto. Os experts chegaram à conclusão de que o pinhão-manso, no atual estágio, é uma roubada. O etanol celulósico (que o Brasil não produz comercialmente) sofreu com a dimunição dos investimentos devido à crise global e com a baixa nos preços do petróleo, mas espera-se que com o aquecimento da economia os projetos sejam retomados em breve.

O ainda experimental processo de “biomassa-para-líquido “, que transforma matéria orgânica em algo que pode ir direto para um motor ainda precisa de refinamento, mas já há uma empresa que transforma restos de um abatedouro de perus em óleo combustível, e empresas como a Chevron estão interessadas no processo.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Os favoritos de qualquer biólogo são os biocombustíveis produzidos por algas cultivadas. Empresas como a Exxon e a Dow formaram parcerias para desenvolver o produto e os investimentos na área se multiplicam. Uma empresa, Solazyme, deve produzir quantidades comerciais que serão usadas pela marinha americana, o que permitirá testar a tecnologia. Nada como dar um bom uso aos brinquedos do militares. As informações são da revista Discovery.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
29 de junho de 2026

Onça-pintada que apareceu na zona urbana de Foz é capturada em segurança

Burburinho gerado pela aparição do felino em bairro residencial é aumentado pela disseminação de imagens falsas produzidas por IA em portais de notícias locais

Notícias
29 de junho de 2026

Implantação do Corredor Azul, no Rio de Janeiro, começa com duas novas UCs

Prefeito carioca assinou neste domingo (28) decreto que cria Refúgio de Vida Silvestre das Florestas de Jacarepaguá e a APA das Lagoas de Jacarepaguá para conectar Pedra Branca e Floresta da Tijuca

Colunas
29 de junho de 2026

Calor extremo: o alerta da Europa e os riscos no Brasil

Diferentemente de enchentes, as ondas de calor nem sempre produzem imagens imediatas de destruição. Seus efeitos aparecem nos prontos-socorros, nas residências superaquecidas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.