Salada Verde

Movimento pela conservação

Grupo de defesa do Cerrado pede regularização de parque no DF e engrossa time em defesa da Chapada dos Veadeiros.

Salada Verde ·
5 de março de 2010 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O Movimento Cerrado Vivo (MCV) realizou esta semana sua primeira reunião de planejamento do ano. Uma das ações mais urgentes elencadas pelo grupo foi defender o parque ecológico Bernardo Sayão, que abrange cerca de 200 hectares de Cerrado e fica próximo às quadras 27/29 do bairro Lago Sul, em Brasília, apesar da falta de sinalização e precário cercamento.

Segundo os ambientalistas, o local vem sendo agredido continuamente com fogo, despejo de lixo e passagens ilegais usadas por moradores de condomínios. Sem falar no descaso do poder público. Eles farão nova visita ao parque, com especialistas em botânica, para mostrar à população local a importância da participação de todos para reverter este quadro. A data será marcada em breve. O governo do Distrito Federal prometeu no início do ano fechar os acessos irregulares e recolher o entulho na unidade de conservação. Um plano de uso e ccupação do parque está pronto, mas não há dinheiro definido para sua implantação.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



O MCV também reforçou a necessidade de seguir pressionando o governo e informando a população sobre os desvarios do PDOT – Plano Diretor de Ordenamento Territorial, que “irá acabar com o meio ambiente e a qualidade de vida do Distrito Federal”, projetou o lançamento da Brasil, um país inteiro, pelo reconhecimento do Cerrado, da Caatinga e do Pampa como patrimônios nacionais na Constituição, “que atualmente cria um país partido, com alguns biomas que devem ser preservados em detrimento de outros que estão condenados a desaparecer”, e ainda sua adesão ao movimento em defesa da Chapada dos Veadeiros, que “está com a sua biodiversidade ameaçada pelo avanço indiscriminado das centrais hidrelétricas”.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
31 de agosto de 2026

Virada Cultural Amazônia de Pé traz 5ª edição com apelo por voto pela Amazônia

Evento será nesta semana e traz o tema “A política começa no território”, para convocar eleitores a votarem de olho na proteção da maior floresta tropical do mundo

Colunas
31 de agosto de 2026

Catástrofes climáticas afetam primeiro os mais pobres

Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, a França incentivou ocupações em áreas agrícolas hoje mais vulneráveis a catástrofes naturais

Salada Verde
31 de agosto de 2026

Operação Mata Atlântica em Pé autua mais de 8 mil hectares de desmatamento ilegal

Balanço com resultados preliminares da operação, que ocorreu em agosto nos 17 estados inseridos no bioma, foi apresentado na última sexta-feira (28/08)

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.