Notícias

Crise ambiental: Estados com mais cidades afetadas pela seca

Prefeituras da região apontam que seca é a pior dos últimos cinquenta anos e pressionam Governo Federal por recursos para ações emergenciais

Redação ((o))eco ·
23 de maio de 2013 · 13 anos atrás

No que é considerada uma das piores crises ambientais das últimas décadas, municípios do Nordeste enfrentam grave crise de abastecimento. Muitos tiveram que adotar rodízio para o uso de água e outros declararam colapso. Prefeitos da região pressionam o Governo Federal pela liberação de recursos para ações emergenciais e reclamam ajuda. 

Pernambuco é o estado mais atingido, conforme é possível ver no gráfico abaixo feito a partir de dados da Confederação Nacional de Municípios – passe o cursor e clique no infográfico para mais informações.

Fontes utilizadas nesta reportagem
Informações sobre quantos municípios foram afetados pela seca estão disponíveis em análise divulgada pela Confederação Nacional dos Municípios, onde é possível encontrar mais dados sobre o problema, bem como informações específicas sobre estados. Também foi consultada a base de dados sobre cidades do IBGE.    

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
13 de agosto de 2026

Quatro jacutingas se preparam para reforçar população na natureza

As jacutingas, ameaçadas de extinção no país, nasceram no Parque das Aves, e passarão por um período de adaptação antes da soltura no interior de São Paulo

Análises
13 de agosto de 2026

Restauração não é custo, é estratégia de desenvolvimento do Brasil

Restaurar a vegetação nativa é um caminho para geração de emprego, renda, investimentos e competitividade para o Brasil, muito além dos benefícios ambientais

Salada Verde
13 de agosto de 2026

STF suspende julgamento sobre limites do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

Corte suspende julgamento sobre limites do Parque da Serra do Tabuleiro após placar apertado. Análise será retomada com colegiado completo

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Comentários 1

  1. cida diz:

    e inacreditável o que esta acontecendo no mundo sobre a seca, amo os animais e estou muito triste por vê-los morrer . se DEUS quiser e se o homem tiver consciência vai começar a cuidar do meio ambiente para ver o mundo melhorar , apesar que duvido disto.