No que é considerada uma das piores crises ambientais das últimas décadas, municípios do Nordeste enfrentam grave crise de abastecimento. Muitos tiveram que adotar rodízio para o uso de água e outros declararam colapso. Prefeitos da região pressionam o Governo Federal pela liberação de recursos para ações emergenciais e reclamam ajuda.
Pernambuco é o estado mais atingido, conforme é possível ver no gráfico abaixo feito a partir de dados da Confederação Nacional de Municípios – passe o cursor e clique no infográfico para mais informações.
Fontes utilizadas nesta reportagem
Informações sobre quantos municípios foram afetados pela seca estão disponíveis em análise divulgada pela Confederação Nacional dos Municípios, onde é possível encontrar mais dados sobre o problema, bem como informações específicas sobre estados. Também foi consultada a base de dados sobre cidades do IBGE.
Leia também
Manifesto pede revogação de decreto que adia georreferenciamento de imóveis rurais
Entidades e profissionais afirmam que suspensão até 2029 para propriedades de todos os tamanhos representa retrocesso na governança fundiária e ameaça a segurança jurídica no campo →
Brasil espera que cúpula de líderes dê o tom das negociações na COP30
Políticos estaduais querem que biomas não florestais tenham mais presença nas negociações e decisões da conferência →
Novo paradigma energético exige flexibilidade e armazenamento no Brasil, diz pesquisador da USP
Em conversa com ((o))eco, Roberto Rockmann destaca importância do Brasil desenvolver flexibilidade de operação para equilibrar demandas futuras entre diferentes fontes de energia →





e inacreditável o que esta acontecendo no mundo sobre a seca, amo os animais e estou muito triste por vê-los morrer . se DEUS quiser e se o homem tiver consciência vai começar a cuidar do meio ambiente para ver o mundo melhorar , apesar que duvido disto.