Salada Verde

Índios isolados em perigo

Expedição realizada em áreas protegidas de Rondônia constata vestígios da presença de índios isolados a apenas 10 quilômetros do canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Jirau

Salada Verde ·
28 de dezembro de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Expedição realizada entre os dias 26 de novembro e 10 de dezembro que percorreu a Estação Ecológica Mujica Nava, em Porto Velho (RO), constatou vestígios da presença de índios isolados numa área entre 10 e 30 quilômetros do canteiro de obras da usina hidrelétrica de Jirau. De acordo com relatório da expedição -  da qual participaram equipes da Funai (Fundação Nacional do Índio), Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Centro de Trabalho Indigenista (CTI), Monte Sinai e Associação de Defesa Etno-Ambiental Kanindé – as explosões realizadas na construção da hidrelétrica estão afugentando os índios daquela região para o garimpo de Macisa, onde foram avistados. No local há ocorrência freqüente de malária e hepatite.

Além de vestígios físicos, como arbustos e folhas quebrados manualmente, retiradas de mel nas árvores e uma possível roça de índios, técnicos da expedição também tiveram contato com garimpeiros que avistaram oito indígenas na margem da estrada do garimpo Macisa. “Os garimpeiros e os índios estavam assustados com esse encontro, tendo os indígenas fugido às pressas para a floresta”, diz o relatório. De acordo com o documento, é provável que o local tradicional de ocupação desses indígenas seja a região que envolve a Estação Ecológica Serra dos Três Irmãos/Mujica Nava e o Parque Nacional do Mapinguari.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



O relatório recomenda que o grupo indígena seja monitorado para evitar que seja atingido por doenças ou dizimado em confrontos com brancos. Também recomenda a realização de expedições periódicas para localizar a área de ocupação e propor interdição do território indígena. A notícia é do Blog da Amazônia, do jornalista Altino Machado.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Colunas
31 de julho de 2026

A Era do Fogo: o alerta que vem da França

Os incêndios franceses demonstram que capacidade técnica e econômica, embora indispensáveis, não garantem proteção quando os ecossistemas perdem resiliência

Análises
30 de julho de 2026

As árvores não falham. As cidades, sim

Em um clima cada vez mais extremo, o risco não está nas árvores, mas em décadas de planejamento inadequado, manejo deficiente e negligência com a arborização urbana

Salada Verde
30 de julho de 2026

Ex-ministra da Agricultura de Bolsonaro pode ser vice de Flávio

Senadora Tereza Cristina (PP-MS) afirmou, em nota, que discutiu a possibilidade de compor a chapa com o filho do ex-presidente, mas que decisão ainda precisa passar pelo partido

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.