Desaquecimento do mercado, elevação de preços nos postos de combustíveis e prejuízos a lavouras e colheitas com chuvas excessivas devem evitar o avanço da cana no pantanal do mato grosso do sul, ao menos por enquanto. Esta é a avaliação de Alessandro Menezes, diretor do instituto SOS Pantanal, frente à aprovação pela Assembléia Legislativa daquele estado de um zoneamento que permite cultivos e instalação de usinas de cana na planície pantaneira e bacia do alto rio Paraguai. “Investimentos devem ser freados na região, por enquanto”, disse.
Deputados de oposição ao governo André Puccinelli preparam ações contra a legislação aprovada e publicada no apagar de 2009. O Ministério do Meio Ambiente também avalia a decisão e deve ingressar na justiça contra a mesma, por conflitos com normativas federais.
Os ambientalistas querem aproveitar o foco sobre o Pantanal para abrir o leque do debate para outras ameças ao bioma, como mineração, queimadas, turismo e pesca desregrados. Há muito pano para manga.
Saiba mais:
Em cartaz, Puccinelli
Pressão por cana no Pantanal Herdeiros da guerrilha pantaneira
Tempo quente na planície alagada
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Governador eleito do Pará nomeia advogado do agro para comandar Meio Ambiente
Anúncio foi feito em Altamira, município marcado pelo desmatamento; Vinícius Borba, que protagonizou ações contra órgãos ambientais, deve assumir a secretaria em janeiro de 2027 →
Batizada de ‘Maria’, nova espécie de anfíbio homenageia o nome mais popular do Brasil
Denominação de cobra-cega exclusiva do Rio de Janeiro também reverencia mulher escravizada que ajudou a reflorestar a Tijuca →
How can the Amazon gain new markets beyond China, the U.S. and the EU?
Brazilian cattle ranching needs to improve animal-health and environmental controls to access new markets, experts say →
